
Receita de massa napolitana
Massa napolitana caseira: aprenda como preparar essa receita italiana tradicional com poucos ingredientes e muito sabor. Surpreenda-se!
Ingredientes
- 2 xícara farinha de trigo de preferência tipo 00
- 3 unidade ovo ovos inteiros
- 0.5 colher de chá sal ou a gosto
- 1 colher de sopa azeite de oliva opcional
- 2 colher de sopa água se necessário, para dar ponto
Modo de Preparo
Preparo da massa napolitana
- Coloque a farinha de trigo sobre uma superfície limpa, formando um monte com um buraco no centro (tipo vulcão).
- No centro da farinha, adicione os ovos, o sal e, se desejar, o azeite de oliva.
- Com um garfo ou ponta dos dedos, vá misturando os ovos à farinha aos poucos, puxando a farinha das bordas para o centro.
- Sove a massa com as mãos por aproximadamente 10 minutos, até que fique lisa e elástica. Se necessário, adicione a água aos poucos para dar o ponto.
- Envolva a massa em plástico-filme e deixe descansar por 30 minutos.
- Apos o descanso, divida a massa em porções e abra com um rolo ou cilindro até atingir a espessura desejada.
- Corte a massa no formato que preferir (fettuccine, tagliatelle ou lasanha, por exemplo).
- Cozinhe a massa em água fervente com sal por 2 a 3 minutos, até que fique al dente. Sirva imediatamente com o molho de sua preferência.
Informações adicionais
A massa napolitana caseira é uma daquelas receitas versáteis que conquistam tanto iniciantes quanto amantes da cozinha italiana. Prepará-la do zero garante um sabor e textura incomparáveis, além de permitir a experimentação com diferentes formatos e acompanhamentos.
Dicas práticas para um resultado perfeito
- Escolha da farinha: Prefira a farinha de trigo tipo 00, usada tradicionalmente na Itália, pois ela resulta em uma massa mais leve e macia. Se não encontrar, use a farinha comum peneirada para deixar a massa mais sutil.
- Sovando a massa: O segredo de uma boa textura está na sova. Trabalhe com as mãos até obter uma massa lisa, sem grudar nos dedos. Se estiver seca, adicione um pouco mais de água; se úmida demais, coloque um pouco de farinha até acertar o ponto.
- Descanso da massa: Respeite o tempo de descanso, pois isso relaxa o glúten e facilita a abertura da massa, evitando rasgos e melhorando o cozimento.
Técnicas e truques
- Abrindo a massa: Se não tiver cilindro, um rolo de massa funciona bem. Polvilhe farinha sobre a bancada para evitar que grude e trabalhe porções menores de cada vez.
- Corte criativo: Experimente diferentes formatos: talharim, papardelle, lasanha ou até pequenos raviólis recheados.
- Cozimento rápido: Massa fresca cozinha em poucos minutos – fique atento para não passar do ponto. Assim que subir à superfície, está pronta para escorrer.
Variações, acompanhamentos e sugestões de serviço
- Acompanhamentos clássicos: Sirva com molho de tomate fresco, pesto ou simplesmente manteiga e sálvia. Salpique queijo parmesão ralado na hora para intensificar o sabor.
- Variações de sabor: Incorpore espinafre cozido, purê de cenoura ou beterraba à massa para criar versões coloridas e ainda mais nutritivas.
- Toque final: Finalize com um fio de azeite extra-virgem e pimenta-do-reino moída na hora. Pequenos detalhes fazem toda diferença na apresentação e no sabor.





