
Panetone tradicional
Panetone tradicional recheado, fofo e aromático. Prepare esse clássico natalino com frutas e viva o verdadeiro sabor do Natal em casa.
Ingredientes
Massa do panetone
- 1 kg farinha de trigo
- 250 g açúcar refinado
- 10 g sal
- 80 g fermento biológico fresco
- 200 g manteiga sem sal em temperatura ambiente
- 5 unidades gemas
- 2 unidades ovos inteiros
- 1 colher de chá essência de panetone
- 350 ml água morna
- 200 g frutas cristalizadas
- 150 g uvas-passas
- 60 g raspas de laranja e limão opcional
Modo de Preparo
Preparo da massa do panetone
- Em uma tigela grande, coloque o fermento, metade da água morna e um pouco de farinha. Misture até formar uma pastinha. Cubra e deixe descansar por 20 minutos até espumar.
- Adicione à esponja as gemas, ovos inteiros, açúcar, sal, essência de panetone e a manteiga. Mexa bem até ficar homogêneo.
- Aos poucos, acrescente a farinha restante, alternando com a água que sobrou, sovando até obter uma massa macia e bem elástica.
- Quando a massa estiver lisa e desgrudando das mãos, adicione as frutas cristalizadas, uvas-passas e raspas de laranja e limão. Misture delicadamente para distribuir bem.
- Cubra a massa e deixe descansar por 1 hora em local morno, até dobrar de volume.
Modelagem e fermentação
- Divida a massa em duas partes, boleie e coloque em formas específicas para panetone.
- Deixe crescer novamente, coberto, por cerca de 2 horas ou até dobrar de volume.
Assar e finalizar
- Pré-aqueça o forno a 180 °C.
- Leve os panetones ao forno por 40 a 50 minutos, até dourarem. Faça o teste do palito para garantir que estão assados por dentro.
- Retire do forno, deixe esfriar completamente antes de embalar ou servir.
Informações adicionais
O panetone tradicional recheado é uma das maiores estrelas da confeitaria natalina, mas sua versatilidade permite que seja degustado o ano inteiro, acompanhado de uma boa xícara de café ou como base para sobremesas ainda mais especiais.
Você pode personalizar este panetone: use gotas de chocolate no lugar das frutas cristalizadas para agradar quem prefere uma versão menos clássica. Frutas secas, como damasco picado e nozes, também oferecem um toque sofisticado à massa.
Dicas valiosas para o preparo:
- Para um panetone ainda mais fofo, dedique tempo à etapa de sova. Uma boa sova desenvolve o glúten, responsável pela textura aerada característica.
- Prefira ingredientes em temperatura ambiente. O frio dificulta o crescimento do fermento e pode deixar a massa pesada.
- Evite adicionar toda a água de uma vez; dependendo da umidade do ambiente e da qualidade da farinha, talvez seja necessário um pouco menos ou mais. O ponto ideal é uma massa levemente grudenta, mas moldável.
- Se a superfície do panetone começar a dourar demais antes do interior assar, cubra levemente com papel-alumínio.





